Relatório Anual 2022

Una líder de proyecto le muestra a su vecina una herramienta de educación financiera para personas receptoras de transferencias monetarias condicionadas en Colombia.

Mensagem da Diretora Executiva

Em 2022, junto com nossas organizações parceiras, nossa rede acadêmica e nossa equipe, trabalhamos para melhorar a vida das pessoas na América Latina e no Caribe (LAC) por meio de evidências. Nosso foco é superar os desafios mais cruciais em educação, trabalho e gênero; captar recursos para problemas que estão ganhando relevância; e fortalecer nossas parcerias com implementadores e governos. Embora este trabalho coletivo nos dê muito orgulho, sabemos que ele ainda não é suficiente.

Ainda existem muitas questões em aberto sobre como melhorar significativamente a vida das pessoas. Os recursos obtidos nos últimos anos, que esperamos ampliar, estão nos ajudando a responder a essas questões. Por meio da Iniciativa de Empregos e Oportunidades Brasil (JOI Brasil), incentivamos a geração de evidências sobre o que ajuda as pessoas a encontrar empregos de qualidade e a se preparar para o futuro. A iniciativa já realizou dois ciclos de incubação social, atualmente está financiando sete projetos e continua promovendo o diálogo sobre as formas mais eficazes de ajudar quem procura emprego a encontrá-lo e de expandir os mercados de trabalho.

Estamos tendo um progresso semelhante para melhorar a equidade de gênero, por meio da Iniciativa da Agência Econômica para Mulheres (GEA), e para combater o desmatamento na Amazônia por meio da King Climate Action Initiative (K-CAI). E, graças ao apoio das organizações Co-Impact e Community Jameel, vamos expandir nossas parcerias com governos para catalisar a adoção de evidências em escala, alcançando mais pessoas na região com políticas e programas aprimorados.

LAC office group photo taken October 2022
Parte da equipe J-PAL LAC localizada em Santiago, Chile. Crédito da foto: J-PAL LAC

O trabalho contínuo das equipes investigativas regionais, governos, organizações parceiras e da equipe J-PAL LAC também ajudou a promover a recuperação da LAC após a pandemia de Covid-19. Ainda há muito a fazer, mas ver o que já conquistamos me dá confiança de que continuaremos a melhorar vidas. Agradeço aos que colaboram com o J-PAL, tornando este trabalho possível, e espero que continuemos este esforço conjunto à medida que expandimos nosso trabalho para gerar novos conhecimentos e institucionalizar o uso de evidências em toda a região.

Paula Pedro Signature
@paulagpedro | @JPAL_LAC

Líderes do J-PAL América Latina e Caribe

Claudio Ferraz
Diretor Científico
University of British Columbia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Francisco Gallego
Diretor Científico
Pontificia Universidad Católica de Chile

Paula Pedro
Diretora Executiva

Um olhar sobre o J-PAL América Latina e Caribe

Apoiando os governos para fomentar uma cultura de uso de evidências: Desde a criação de nosso escritório em 2009, apoiamos governos na implementação de políticas públicas baseadas em evidências. Duas de nossas experiências iniciais foram a Comissão Brújula no Chile e a Comissão Quipu no Peru, pelas quais identificamos questões críticas e propusemos várias intervenções e estratégias de avaliação para testá-las. No relatório de 2018 "Criando uma cultura para o uso de evidências", condensamos as lições aprendidas sobre a construção de uma cultura de uso de dados e evidências no governo.

Em 2014, juntamente com o Ministério da Educação do Peru e Innovacions for Poverty Action (IPA, por suas siglas em inglês), apoiamos o lançamento do MineduLAB, um centro no Ministério que testa e avalia programas educacionais inovadores. Graças à sua infraestrutura e capacidade, o MineduLAB participou de treze avaliações aleatorizadas e se comprometeu a ampliar três programas que obtiveram resultados efetivos.

Nossa experiência com o MineduLAB informou o desenho de laboratórios de inovação semelhantes na LAC e nos ajudou a refinar nosso modelo para apoiar os governos na aplicação de um ciclo de aprendizado contínuo, desde a implementação e avaliação de novas soluções até a tomada de decisões baseadas no que foi aprendido nesse processo.

J-PAL LAC office in Sao Paulo, Brazil
Parte da equipe J-PAL LAC localizada em São Paulo, Brasil. Crédito da foto: J-PAL LAC

Fortalecendo as habilidades para combater a pobreza por meio da tomada de decisões baseadas em evidências: Na LAC não faltam pessoas talentosas e motivadas que podem mudar a forma como as políticas públicas são formuladas; queremos muni-los com os recursos técnicos para fazê-lo. Já capacitamos milhares de profissionais dos setores público e privado em nossos cursos personalizados, nossos cursos online em português (com a Escola Nacional de Administração Pública do Brasil) e espanhol, e o Diploma em Avaliação de Impacto (com a Pontifícia Universidade Católica do Chile). Esses cursos ajudam aqueles que implementam programas, formulam políticas públicas ou conduzem pesquisas para produzir e usar evidências.

Nossos treinamentos fortalecem nossos relacionamentos com aqueles que formulam políticas públicas e desenvolvem habilidades para institucionalizar uma cultura de uso de evidências. No Peru, depois de oferecermos vários workshops com o Ministério da Mulher e Populações Vulneráveis, estamos trabalhando com o Ministério e a IPA para identificar e avaliar programas de prevenção da violência doméstica. Experiências semelhantes no passado já deram origem a importantes avanços em políticas públicas. Por exemplo, após um curso de incubação, o governo chileno testou e ampliou uma intervenção para reduzir a sobrepesca.

Trabalhando em parceria com os principais acadêmicos e acadêmicas da região: Muitas reformas políticas significativas na LAC têm suas origens na extensa pesquisa realizada por membros da rede J-PAL. Estas pessoas possuem profundo conhecimento e experiência de atuação nos problemas fundamentais da região, o que lhes permite adequar soluções ao contexto local e participar diretamente das políticas públicas. Participantes da rede J-PAL já conduziram mais de 150 avaliações aleatorizadas, sendo que algumas delas influenciaram políticas diretamente

O J-PAL LAC é um aliado estratégico de pesquisadores e pesquisadoras, que os ajuda a implementar seus projetos, conectar-se com parceiros e pares e ter um papel mais ativo nas políticas públicas. Somente nos últimos cinco anos, participamos ativamente de mais de 65 projetos de pesquisa e dimensionamento, fornecendo suporte em administração, finanças, recursos humanos e recursos de pesquisa.

Acreditamos que a diversidade é a chave para melhores políticas públicas. Conseguimos ter uma rede acadêmica diversificada e inclusiva, incorporando nos últimos dois anos 38 pessoas acadêmicas formadas ou baseadas na LAC.

Compartilhando evidências para promover diálogos sobre políticas públicas: Nossa compreensão dos desafios e oportunidades enfrentados pela LAC é fundamental para promover o diálogo e a ação em torno das questões mais urgentes da região. Por meio de nossos eventos, postagens em blogs, mídias sociais e produtos de políticas públicas, compartilhamos evidências relevantes para os contextos locais.

Também compartilhamos evidências personalizadas para ajudar quem formula políticas públicas a resolver problemas específicos. Por exemplo, participamos do Compromiso País, uma iniciativa do governo chileno na qual discutimos evidências de programas promissores para abordar dezesseis questões críticas, que vão desde a falta de acesso a sistemas de saúde até a participação escolar insuficiente. Com base nessas evidências, as comissões interdisciplinares apresentaram recomendações formais de políticas públicas sobre cada tópico.

Da mesma forma, em meio ao confinamento durante a pandemia de Covid-19, afiliados e afiliadas do J-PAL, assim como a equipe do J-PAL LAC, ajudaram o governo chileno a lidar com o abandono escolar e a criar um programa de transferência de renda para pessoas que não eram empregadas formalmente ou não estavam registradas no banco de dados do programas sociais do governo.

Construindo pontes para fornecer soluções para os desafios da pobreza: Com base em seu profundo conhecimento do contexto local e em sua estreita colaboração com o setor público, uma equipe de pesquisa desenvolveu e avaliou com sucesso uma intervenção para melhorar o acesso à justiça na Cidade do México. Dado o seu sucesso, a política foi expandida para outros estados por meio de uma importante reforma na legislação trabalhista mexicana, e a equipe está buscando melhorias adicionais para agilizar o acesso a justiça no México.

A rede acadêmica, a equipe e parceiros e parceiras do J-PAL trabalham há anos com os governos da LAC para desenvolver, adaptar, testar e ajudar os governos a adotar em escala uma campanha de informação altamente econômica sobre os retornos da educação para reduzir a evasão escolar. Na República Dominicana e no Peru, equipes de pesquisa testaram campanhas em escala com os governos nacionais: em ambos os contextos, a intervenção provou ter um impacto positivo e ser custo-efetiva. Durante o surto de Covid-19, aproveitando nosso relacionamento de longa data com o Ministério da Educação do Chile, afiliados e a equipe do J-PAL adaptaram e entregaram o programa online. Devido à sua relação custo-efetiva em múltiplos contextos, este tipo de programa foi destacado recentemente em um painel oferecido pelo Banco Mundial, sendo apontado como um "excelente investimento" para melhorar os resultados educacionais.

Além disso, temos nos concentrado em promover políticas de gênero mais eficazes. Incubamos vários projetos para melhorar a agência econômica das mulheres e trabalhamos com governos para reduzir a violência de gênero. Em uma colaboração recente, juntamente com uma equipe de pesquisadores afiliados ao J-PAL, estamos apoiando a Secretaria da Mulher da Cidade do México no desenho e na condução de estratégias para prevenir e reduzir a violência praticada pelo parceiro íntimo. Já estamos vendo mudanças: após extensa análise de evidências, a instituição modificou as regras de funcionamento de seu programa de transferência de dinheiro.

Ações e conquistas futuras

Promover a geração e uso de evidências nos setores mais urgentes da região. Esperamos avaliar rigorosamente políticas públicas e programas inovadores relacionados a mulheres, trabalho, educação e mudanças climáticas. Além disso, ajudaremos os governos a aplicar o que já sabemos sobre esses temas.

Expandir nossas parcerias com governos. Com o apoio do Co-Impact e Community Jameel, vamos expandir ainda mais nossas parcerias com os governos para combater a pobreza no Brasil e no México, garantindo que uma perspectiva de gênero e raça seja aplicada neste processo. Esperamos trabalhar com os governos para promover o uso e geração de evidências, desenvolver habilidades para que eles possam utilizá-lo e continuar a transformar evidências em políticas públicas.

Construindo uma região mais inclusiva. Em 2023, exploraremos novas formas de promover a diversidade e a inclusão na LAC, na profissão de economia e em nosso próprio escritório. Esperamos criar uma iniciativa de pesquisa anti-racismo, construir um programa acadêmico local que financie pesquisas e orientação para mulheres e pessoas negras engajadas na academia e recrutar funcionários de origens mais diversas.

Oportunidades chave para colaboração

• Apoie nossas parcerias para ajudar os governos a oferecer programas sociais mais eficientes e eficazes.
  • Financie pesquisas para enfrentar alguns dos principais desafios da região: combater o racismo, construir democracias fortes e alcançar a equidade de gênero.
  • Ajude a remover as barreiras enfrentadas por pessoas pesquisadoras sub-representadas na profissão de economia por meio de nossos programas acadêmicos (scholars program).